Torneio Caxeiral

Foto: Arquivo Sil
Mato Véio - campeão do Caxeiral 1983 
Da esquerda em pé: Nenen, Moreno, Dene, Telê, Idalicio, Tião e Sil. Agachados: Val, Marcos, Palito, Lula, Jerry, Zé da Guia, e Weldon.

Numa história tão rica do nosso futebol, não poderia de deixar de citar os Torneios Caxeirais, aquela competição era um verdadeiro congraçamento na redundância da palavra, entre as pessoas que dela participava. Em meados da década de 50, já se disputava os primeiros torneios por aqui, na disputa se destacavam equipes formadas por Mascates, Alfaiates, Sapateiros, Comerciários, Bancários etc. Mas foi na década de 1970, com apoio da Liga Ibicaraiense de Futebol e do comércio local, algumas pessoas se reuniram e idealizaram uma competição, que simbolizaria as comemorações ao dia do Caxeiro, foi ai que ganhou força  o Torneio Caxeiral. As equipes eram formadas por atletas de final de semana, e atletas que disputavam os campeonatos amadores, atletas da zona urbana e rural. As equipes representavam as Casas Comerciais, os Bancários, Câmara de Vereadores, Prefeitura, Fazendas, Associações Filiadas a Liga, Associações de Moradores e outros seguimentos da sociedade.


Foto: Arquivo Cesar Pinto
Sinal de Alerta - 1983
Da esquerda em pe: Cesar Pinto, João+, Léo, Romeu+, Alberto e Ângelo. Agachados: Bodinho+, Jairo, Claudio Lemos+, Robson e Favinha.

Algumas equipes se destacaram nesta competição, foi o caso do Santos, campeão em 1975, outra foi a equipe da Fazenda Estrela da Paz, que em 1979 sagrou-se campeão. Em 1983 foi a vez da equipe do Mato o Veio ser campeão, e   representava a Rua Carlos Gomes. Em 1985, foi realizado o ultimo Torneio Caxeiral, que se tem noticia, terminando assim, mais um capitulo composto, de momentos bons vividos por muitos desportistas, em uma das mais charmosas competições que se teve por aqui. Passando desta forma, infelizmente para  a estatística e para lista do "já teve".
Foto: Arquivo Professor Julival
Os Professores Caxeiral - 1975
Da esquerda em pé: Julival, Ionaldo Guedes, Dermicio, Elias, Val e Zé Roberto. Agachados: Reni, Dr. Lacrose, Coronel e Moelson.

Foto: Acervo Carlos Lima
Estrela da Paz - 1979
Da esquerda em pé: Dinho, Wilson, Edinho, Nininho, Luizinho, Josa, Bico, Juvenal e Gazo. Agachados: Beto, Zé Magro, Ivo, Veio Dinho, Anastácio, Geraldão e Waldir.

Foto: Acervo Idalício Pascoal
Gengibre Esporte Clube - 1980
Da esquerda em pé: Zé Merenda+, Hélio, Adeval, Orópa, Roque e João. Agachados: Marcos, Lourinho, Idalício, Cesar, Néu, Dunguinha e Geraldo.

Foto: Acervo Idalício Pascoal
Gengibre Futebol Clube - 1979
Da esquerda em pé: Tonho da Gata, Marcos, Zé Merenda, Lito, Deval, Orópa, Zé Adilson e Luiz Moura. Agachados: Idalício, Gordo, Geraldo, Nêu, Géo, Dunguinha e Romão.



Foto: Arquivo Waldyr Montenegro
Comerciários - 1956
Da esquerda em pé: Borges, Graci, Domingos, Adonias, Edvaldo, Aníbal e Duca. Agachados: Hélio Bocão, Valter da Pernanbucana, Getúlio, Hamilton, Louro Martins e Zequinha.

Foto: Arquivo Nivaldo Melo
 Bancários - 1956
Da esquerda em pé: Duca Dentista, Edson Maciel, Osmar, Djalma Teixeira, Nivaldo Melo, José Adilson e Benedito. Agachados: Teixeira, Geraldo Andrade, Raimundo Andrade, Osmane e Hélio Barbosa.
Em 30 de outubro de 1956 fez uma final em um torneio contra a equipe dos Comerciários e perdeu pelo placar de 1 a 0.

Foto: Arquivo Carlos Lima
Antartica Esporte Clube - 1977
Da esquerda em pé: Lemarde, João Dandinha, Prego, Renan Sodré, Hominho, Gibinha, Padeirão e Jordan. Agachados: Jó de Véia, Zé Vermelho, Bugary, Paulo Macete e Binho.

                               
Guarany - 1979
Da esquerda em pé: Antonio Paulo, Dinho, Jardel, Marrão, Xavier, Kita, Lauro, Alberto, Cebuí. Agachados: Sávio Luz, Banha, Túlio, Merica, Fonseca, Dadau e Idalicio.

Foto: Arquivo Adilson da Mata
22 de Outubro - 1980
Da esquerda em pé: Renan, Gil, Cordeirinho, Paulo Lopes, Vanderley, George. Agachados: Perneta, Wilson PC, Gazo, Aleomar, Indio e Adilson da Mata.


Arquivo: Miguel Malaquias
Lopes Calçados - 1979
Em pé da esquerda: Miguel, Albertão, Geraldo, Davi, Sildo, Arnaldo, Paulo, Gilmar e Carlos Ney. Agachados: Lomanto, Magela, Jairo, Adelmo, Vanilson, Pedro Gama, Américo e Joaninha. 



2 comentários:

ABN disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lenda disse...

O GREMIO DA FAZ SANTA LUZIA (DR VICTOR) FOI CAMPEAO DO TORNEIO CAIXERAL TENHO
A FOTO DESSE JOGO FIZ O GOL DA VITORIA ,SAUDADES DESSE JOGO!

Postar um comentário

 
Blogger Templates