domingo, 27 de novembro de 2011

O inicio do futebol em Ibicaraí

 Foto: Arquivo Waldir Montenegro
Sport Club Vera Cruz
1938 aproximadamente.
Logo após a implantação do futebol no Brasil em 1895 pelos ingleses. Veio o surgimento dos primeiros clubes neste período. As informações que tivemos é que, a prática do futebol no país era restrita apenas à elite branca. Comenta-se que a primeira bola de futebol do país foi trazida em 1894, pelo paulista Charles William Miller. A organização sociopolítica dominava as ligas de futebol, enquanto o esporte começava a ganhar as várzeas. A camada mais pobre da população e até os negros podiam apenas assistir. Na década de 1920, os negros passaram a serem aceitos, ao passo que o futebol se massifica, especialmente com a profissionalização em 1933.

Com o futebol difundido no país, há relatos que, aproximadamente em 1934, foi construído o primeiro campo de futebol aqui em Ibicaraí, na época ainda Palestina, situado no local em frente, onde hoje é a Igreja Matriz do Senhor Deus Menino, nas terras de propriedade de Antônio Joaquim. O campo teve pequena duração, de 1934 até 1940 aproximadamente, lá aconteciam às primeiras partidas de futebol em nossa terra, o time de destaque era o Sport Club Vera Cruz.

Foto: Arquivo Waldir Montenegro
Time de Futebol de Ibicaraí - década de 1940
 Foto: Arquivo Nivaldo Melo
Sport Clube Ibicaraí 
  Time de futebol ainda na época de Palestina  em 1947.
 
Em 1940, a prática do futebol foi transferido para um outro campo, em terreno cedido pelo senhor José Cachoeira, neste local não havia nenhuma construção em suas proximidades. Era situado exatamente em frente, onde hoje esta construída a Igreja Adventista do Sétimo Dia, hoje Rua Josias Santos, seu acesso se dava pelo começo da antiga Rua do Jacaré (Ex-Tiradentes, hoje Oscar de Queiroz Matos). Nesta época tinha o Ibicaraí Sport Clube, mas o Sport Clube Atlético era o grande time da época, onde atuavam o goleiro Milton Lavigne, Raimundo Neves, Alípio Caldas, Álvaro Alpoim, Wabi, Carlos Lavigne, Antônio Bahia (ponta direita, exímio driblador e goleador), não esquecendo o ponteiro Vitrola vindo de outra cidade, bem como Duca, Pedro Pardinho, José de Júlio e tantos outros.

Passado alguns anos a família Cachoeira transferiu por venda sua fazenda a outro proprietário, e este não mais permitiu que se praticasse o futebol naquele local. Dai então, os amantes do futebol passaram a praticar o esporte, no outro lado do Rio Salgado em campo já existente na fazenda São Salvador, de propriedade do Senhor Ursulino Teixeira do Nascimento, onde apelidaram de Teixeirão. Lá foram disputados jogos memoráveis, e o que se tem registro, foi o titulo do Ibicaraí Sport Clube em 1949, com a seguinte formação: Osmar Estrela, Antônio Macário, Satú, Nivaldo Melo, Valdo, Pepê, Washington e os irmãos Carmecito e Vivaldo Maciel. O treinador naquela oportunidade era Boaventura, veterano que saiu do futebol itabunense.


Foto: Arquivo Maradona Esteves
Fluminense de Raimundo Esteves - 1958
Da esquerda em pé: Raimundo Esteves, Carlito, João Neri, Edvaldo, Antônio Fosco, Zé Esteves, Carlito 2º, Carlos e Walter. Agachados: Braço, Batucada, Rodrigo, Egdemo e Geraldo.


No ano de 1951, o Fluminense Esporte Clube, que foi fundado por Raimundo Esteves, já realizava os seus jogos no Texeirão, e foi por lá que teve seus momentos de glórias, e era sempre uma equipe difícil de ser batida. 
Com o futebol fortalecido, e em pleno desenvolvimento, os desportistas sentiram a necessidade de se organizarem daí, em 07 de setembro de 1953 fundou-se a Liga Ibicaraiense Litero Esportiva, com as seguintes equipes: Pérola de Euclides Rosalino, Ibicaraí Esporte Clube (origem dos alfaiates), Fluminense (origem sapateiros), Flamengo (origem dos comerciários), Juventus (Duca Dentista), São Salvador (da fazenda do mesmo nome), Santa Terezinha (dos Coquinhos) e Palmeiras de Floresta Azul. Dentre os Presidentes podemos destacar Atanagildo Morais de Assis, Euclides Rosalino dos Santos, Nicécio Bráulio Dantas, Nelson Monteiro Ferreira, Almir de Souza Luz e José Neri de Santana eleito três vezes presidente.

Já com a organização da L.I.L.E, o Pérola sob a Presidência de Euclides Rosalino dos Santos sagrou-se tri-campeão em 1953, 1954 e 1955, com destaque para a equipe de 1954, com a seguinte formação: Carlito, Edwaldo Costa, Nivaldo Melo, Valdo, Mendonça, Nailton, Carmecito, Carlos Sena, João Bahia, Noca, Betinho e Gaduca.

Decorridos alguns anos o Senhor Euclides Rosalino dos Santos, já engajado ao desenvolvimento do futebol junto a tantos outros entusiastas, resolveram adquirir um terreno ao Senhor Abdalla Temer Habib para a construção de um novo campo, cujo local hoje é o Estádio Euclides Rosalino dos Santos. Em 25 de outubro de 1956 registrou no Cartório de Registro de Imóveis do 1º oficio em Itabuna - livro 3 sob nº 15 202 fls. 141.

Foto: Arquivo Nivaldo Melo
Flamengo de Hercilio Nunes

Em 1958, tivemos uma campanha marcante do Flamengo de Hercílio Nunes no velho campo de Ursulino Teixeira “Teixeirão” foi campeão com os seguintes jogadores: Titia (goleiro extraordinário), Salvador Borges, Dida (irmão de Miu), Nivaldo Melo, Boca Rica, Orlando Mãozinha, Gajé, Miu Alfaite, Nelson Papo, Humberto e Domingos Fininho. Neste mesmo ano, no dia 6 de outubro, tivemos a fundação da Associação dos Estudantes Secundários de Ibicaraí (AESI), filiou-se a L.I.L.E. e disputou campeonatos no final dos anos 60 e inicio dos anos 70. 
Em 1970, foi dado inicio a construção do muro do Estádio, antes disso tinha um muro feito de taipá (barro e vara), idealizado por Nicécio Bráulio Dantas, graças a sua iniciativa pôde ser concretizado este sonho. A pedra fundamental foi colocada pelo professor Oscar de Queiroz Matos, quando na oportunidade assumiu o Poder Executivo.

Em 24 de julho de 1972 em sessão extraordinária, a diretoria da Liga Ibicaraiense Litéro Esportiva, reuniu-se sob a presidência do seu presidente José Neri de Santana, representantes dos clubes filiados e diretores, além do então prefeito Raimundo Cordeiro de Almeida, cujo teor da reunião era para que se fizesse um convênio entre o Governo do Estado da Bahia e a Prefeitura Municipal de Ibicaraí, para ampliação e obras de melhoramento do estádio municipal de futebol, e isso só seria possível, se a área que correspondia o mesmo, passasse ao patrimônio municipal. Esta era uma das exigências da Secretaria do Trabalho e do Bem Estar Social (SETRABES). Os representantes de clubes filiados a Liga, outorgaram plenos poderes para que, o presidente da Liga Ibicaraiense Litéro Esportiva, fizesse a doação do terreno com as benfeitorias através de Escritura Publica, e que constava que a administração do Estádio, continuaria a ser gerida pela Liga Ibicaraiense Litéro Esportiva, dirigindo torneios, campeonatos, jogos amistosos e demais competições esportivas. Em 22 de outubro de 1972 foi inaugurado o Estádio com a construção de 30(trinta) metros de arquibancada com capacidade para 1.000 pessoas, construção dos alambrados e as muretas, construção de vestiários para os atletas, e árbitros, um sanitário público e revisão do gramado. Em homenagem a um dos maiores desportistas de todos os tempos,  o estádio passou a se chamar Euclides Rosalino dos Santos mais conhecido como Euclidão.

Foto: Acervo Murilo Benevides

De lá pra cá, o Euclidão testemunhou grandes espetáculos futebolísticos, proporcionados por grandes craques daqui, e vindo de outras cidades.


Foto: Arquivo Murilo Benevides
  
Estádio Euclides Rosalino dos Santos (Euclidão) inicio da década de 1970.




13 comentários:

Anônimo disse...

Quero agradecer a cidade de ibicarai eo esporte dai desejo sorte a todos .joguei no guarani um bom tempo fui pro itabuna jr e depois vim pra sao paulo onde parei eu sinto muita falta dessa cidade e do esporte dai

Anônimo disse...

Bela história de Ibicarai!
Uma aula de resgate histórico!
Tenho tentado encontrar sites que tratem da Ibicarai dos tempos áureos... não encontro!
Normalmente os bolgs desta belíssima cidade só tratam de uma mesquinha e ridícula política periférica, com ex-prefeito ou ex-prefeita se digladiando...ridículo!!!!
Esta cidade já teve dois cinemas, dois clubes, praças belíssimas (uma inclusive com coreto!), uma igreja em estilo neo-gótico... tudo virou pó!
Obrigado pela recordação!
Att,
Paulo Mafra, que aí habitou de 1952 e 1962.

Murilo Benevides disse...

Caro amigo anônimo, não vamos deixar a memória de Ibicaraí se apagar, você ou qualquer outra pessoa poderá acompanhar o resgate da história de Ibicaraí no blog http://historiadeibicarai.blogspot.com

Santos disse...

FALAR DO FLUMINESSE USANDO O SAUDOSO RAIMUNDO ESTEVES COMO REFERENÇIA REALMENTE FOI ESPETACULAR , ENCLUSIVE , QUERO APROVEITAR PARA MADAR UM FORTE ABRAÇO A SUA VIUVA DN AVELINA SEUS FILHOS E NETOS .
IBICARAI TEM UM POVO ACOLHEDOR E INTELIGENTE ,ESSA CIDADE NÃO PODE COMTINUAR SENDO UMA MERA QUADIGILVANTE NO CENARIO BAHINO , POUCO MIM ENTEREÇA QUEM É O PREFEITO DESTA CIDADE O QUE SEI É QUE COM O APOIO DOS VEREADORES , PRESIDENTES DE BAIRROS E CLARO A POPULAÇAO EM GERAL ESSA CIDADE TEM QUE DESENVOLVER , FUI ESTUDANTE DA ACADEMIA DE EDUCAÇAO MONTENEGRO E CONHEÇO BEM ESSA CIDADE , FORTE ABRAÇO A TODOS OS IBICARAIENSSES .

Unknown disse...

CARO AMIGO SANDOVAL, QUE TAL ACRESCENTAR NESTE BLOG ESPETACULAR UMA SEÇÃO DENOMINADA POR ONDE ANDA, PARA INFORMARMOS POR ONDE ANDAM OS NOSSOS CRAQUES, O QUE FAZEM HOJE, OU SE JÁ FALECERAM, TIPO A QUE FIM LEVOU DO MILTON NEVES.COM

bode disse...

wilson email wilsonkokinho@gmil.com
Palmeiras da Badiva
flamengo da fazenda abadiva
csa quando era da cor azul quando jogava no luxo
alguen tem alguma foto dessas equipe
e que meu irmao jogava nessas equipe
o nome dele e papu hoje nois moramos em sao paulo
no bairro novo alguem deve ter email wilsonkokinho@gmil.com

Carlos disse...

OLHA SÓ, O ACESSO ERA PELO ANTIGO BARRINHO, ALÍ FOI FORMADO MUITOS ATLETAS DE IBICARAÍ, EU TAMBÉM JOGUEI NO BARRINHO MAS NÃO PASSEI DE UM PERNA DE PAU DE PÉSSIMA QUALIDADE

Carlos disse...

ADAUTO, QUE IDEIA MARAVILHOSA ESSA DE PROCURAR OS NOSSOS EX CRAQUES. PARABÉNS

Unknown disse...

parabens pela historia,agradeço por não deixar a historia do futebol morrer,eu tambem fiz parte desta historia,joguei no flamenguinho,na decada de 80 especialmente de 80 a 86 era chamado de ADILIO e gostaria que levantasse uma foto minha desta epoca brigado

Unknown disse...

por onde anda,barrão filho do zeguinha dentista,na epoca jogador do santos meu rival no flamengo

Unknown disse...

Gostari muito de ver publicada una foto do flamenguinho do merica dos anos de 84.a 86 joguei nesta equipe nesses anos era conhecido como adilio,por ter aparençia com o do flamengo do rj

Unknown disse...

Parabéns pelo blogs

Anônimo disse...

Joguei no Santos de Bebe.... campeão em 1974

Postar um comentário

 
Blogger Templates