Começou a jogar futebol em 1967 no América de Carioca, da cidade de Itabuna. Depois defendeu também as equipes do Vila Zara de Henrique Ribeiro, em 1968, o Fluminense em 1969 estas equipes de Itabuna. Em Ibicaraí jogou no Santos, fundado por Bebé, que tinha Di de Codinho como Presidente, em 1970. Também jogou no Brasil de Floresta Azul.
Dentre os vários títulos podemos destacar, Campeão Baiano juvenil, pelo Itabuna Esporte Clube, em 1971, e Vice Campeão Baiano em 1972. Além de América em 1967 e Vila Zara em 1968, Raminho também conquistou os seguintes títulos: Vice campeão do Intermunicipal, jogando pela Seleção de Ibicaraí em 1975. Aqui em Ibicaraí jogou no 22 de Outubro, e foi campeão em 1979.
Jogou na Seleção de Ibicaraí de 1975 a 1979. Depois seguiu carreira profissional no Itabuna Esporte Clube, uma passagem rápida pela Catuense-Ba, Sport Club Santa Cruz de Estância - SE em 1980, Sport Club Veneciano de Nova Venécia - ES
Eilson Oliveira Dantas, conhecido como Pizula, nascido aqui em Ibicaraí no dia 13 de fevereiro de 1969. Jogava na posição de Volante (Cabeça de área) boa técnica, bom passe, e de um preparo fisico invejável. Começou a jogar futebol na escolinha de futebol do Santos de Gilberto Maciel, no inicio dos anos 80 do século passado.
Em 1984 começou a jogar no Juvenil do Guarani Esporte Clube e foi campeão municipal no mesmo ano, ao lado de Café, Madalena, Leleta e Oster e outros. No ano seguinte (1985) com 16 anos já estava no time principal do Guarai, disputou o campeonato municipal e foi campeão em 1985 e 1986 jogou no Guarani até 1997.
Em 1998, Pizula disputa o campeonato municipal de Ibicaraí pelo Flamengo Força Jovem, e foi campeão, vencendo o Salomea por 4 X 2, jogando ao lado de jogadores renomados como, Jardel, Careta, Non Bahia, Gilvan e outros. Já em final de carreira, aos 37 anos, disputou no Bela Vista, no campeonato de 2006.
Antônio Eduardo dos Santos, conhecido no meio o futebol como Leitoinha, nascido aqui em Ibicaraí, no dia 13 de junho de 1966, começou a jogar futebol como goleiro, no juvenil do Santos de Gilberto na década de 1970 do século passado, também passou pelo Flamengo Força Jovem de Merica, no juvenil e no adulto. Ainda aqui em Ibicaraí atuou também nas equipes do Independente, 22 de Outubro e Caxias.
Sebastião José dos Santos (Bebé) , nascido em Salvador-Bahia, no dia 20 de janeiro de 1928, chegou em Palestina, hoje Ibicaraí, ainda muito jovem, depois de uma passagem por Piranjí, hoje Itajuípe, Durante muito tempo, tornou-se funcionário publico municipal, exercendo cargos de confiança no Poder Executivo.
Sua vocação maior sempre foi o futebol, onde iniciou a sua carreira de jogador, em 1949, pelo Ibicaraí Esporte Clube, onde foi campeão daquele ano, ao lado de Osmar Estrela, Antônio Macário, Satu, Nivaldo Melo, Valdo, Pepê, Washington e os irmãos Carmecito e Vivaldo Maciel entre outros. Em 1955 jogou no Flamengo de Boca Rica, ao lado de Chico Guenen, Ataliba, Antônio Maciel, Edson Maciel, Bicudo, Antônio Barreto, Mil, Mãozinha, Boca Rica, Nezildo , Ives e Nelson Papo. Já em 1958 jogou pelo CEM - Centro Esportivo Municipal, ao lado de Chico Guenen, Vando, Eduardo, Nininho, Sergipe, e Adelmo, Vardo, Boca Rica, João Calazans, Nelson Papo e Egdemo.
Com 16 anos atuou no CSA, em seguida no Grêmio e Luxo, todos estes, na categoria juvenil. Com 23 anos em 1997, foi convocado para a Seleção de Ibicaraí, e disputou o Intermunicipal daquele ano. Em 1998 foi para Almadina e joga pela seleção daquele local, na disputa do Campeonato Intermunicipal daquele ano. Em 1999 volta a Seleção de Ibicaraí, nos anos seguintes, em 2000 jogou por Camacan, 2001 por Itapé, 2002 por Iguaí, 2003 e 2004 por Coaraci, 2005 devido a contusão ficou fora de atividade, em 2006 chegou a treinar no Linhares, time profissional do futebol Capixaba, no mesmo ano volta a Ibicaraí, em 2007 volta a defender a Seleção de Ibicaraí pela terceira vez, em 2008 joga pela ultima vez o Intermunicipal pela Seleção Uruçuca.
No futebol de Ibicaraí, jogou por Flamengo Força Jovem campeão em 1998, Salomea 2000 onde foi semi-finalista, Novo Horizontino campeão em 2001, Unidos Cajueirense campeão em 2002, BNEC campeão em 2006.
Givaldo Almeida Silva, apelidado como “Gil”, e aqui em Ibicaraí recebeu um outro apelido como Indio, hábito dos ibicaraiense chamar os florestenses naquela época. Nascido em Floresta Azul, no dia 19 de fevereiro de 1962, filho de D. Alaide Barbosa e Sr. Zezinho da Farinha, casado com Regina Almeida, com quem teve dois filhos, Gilmar e Vanessa.
Gil começou ainda garoto lançado por Miguel Careca, e depois veio a ter uma oportunidade, em seguida através de Demir, fundador e técnico do Internacional, ao qual teve a oportunidade de mostrar o seu futebol para a região. Na equipe foi campeão em várias competições dentre elas o campeonato municipal de Ibicaraí em 1987.
Em 1974 chegou a Ibicaraí jogou no Flamengo do distrito do Cajueiro. Em 20 de março de 1976 fundou o Flamengo Força Jovem, apenas com um trabalho dedicado as divisões de base, o qual faz até os dias de hoje. Ao longo deste tempo foi responsável pela revelação de Jogadores que se destacaram no futebol de Ibicaraí, e alguns passando por equipes profissionais, dentre eles citamos: Leitoinha (goleiro), Jaime, Lulinha, Dadau e Nêgo campeões no intermunicipal de 81 pela nossa Sel. de Ibicaraí.
Jogadores com passagem em equipes profissionais como foi o caso do goleiro Alicate que atuou no futebol brasiliense, de Betinho que atuou no futebol catarinense na equipe do Joinvile, e Hauss com passagem pelo futebol paulista nas equipes do Palmeiras e América de Rio Preto, além deste tivemos Regis, Faustinho e Madalena que jogaram por muito tempo defendendo a Seleção de Ibicaraí em campeonatos intermunicipais e nas principais equipes do nosso futebol Ibicaraiense.
De
Em
De 1982 pra cá, ocupou por varias vezes alternando os cargos de Presidente e treinador do Flamengo, sendo campeão municipal, varias vezes com a equipe juvenil e campeão Municipal amador em 1998.
Lembrando que desde 1976 até os dias atuais ocupo profissionalmente o cargo de administrador do Estádio Euclides Rosalino dos Santos (Euclidão), e continua com a escolinha de futebol. Recentemente também esta se dedicando a Associação de Futebol Veterano, denominada Amigos e a Bola.
Adauto Brasileiro do Nascimento, ou simplesmente ABN, goleiro de baixa estatura para os padrões da posição, mas, tinha boa colocação, e muita elasticidade, nasceu aqui em Ibicaraí, no dia 16 de julho de 1971, iniciou no futebol em 1989, com 18 anos na Ponte Preta de Leguelé, time de várzea da época.
No futebol local além do CSA, defendeu também o 22 de Outubro, Guarany, Flamengo e Caxias. As boas atuações lhe valeram convocação para a seleção de Ibicaraí na disputa dos intermunicipais de 1993 e 1994. Atuou nas equipes da Matonense de Itapé, Lontra de Iguaí e PSA de Floresta Azul, Palmeiras de Itabuna.
Um fato marcante, que ele não esquece, é que por opção do treinador perdeu a posição para um centroavante, para atuar como goleiro. Abandonou a posição de goleiro em 1995, após discussão no vestiário, com um companheiro de equipe, depois de ter perdido por 2 X 1 para a seleção de Itagibá, na casa do adversário. Oito anos volta atuar.
José Nilson Santos, ou para os futebolistas “Oster”. Natural daqui de Ibicaraí, nasceu no dia 29 de abril de 1964.
Começou a jogar no Guarany Esporte Clube, único time a defender no futebol ibicaraiense, onde foi campeão municipal em 1983, 1985 e 1986. Era considerado um jogador bom na marcação, de bom passe, e finalizava muito bem. Isso lhe rendeu a condição de um dos poucos curingas no futebol local, pois, atuava em diversas posições do campo.
Em 1981, foi inscrito e campeão pela Seleção Ibicaraiense campeã do Intermunicipal de 1981, como era muito jovem não teve oportunidade de jogar. Anos posteriores foi convocado para a seleção e disputou alguns campeonatos Intermunicipais. Em 1991 foi campeão da Copa Cacau pela nossa seleção.
Oster teve como seu grande incentivador no futebol, o seu companheiro de Guarany e Seleção Audiley Calazans. Cita o goleiro campeão de 1981, Leitoinha, como seu maior ídolo no futebol de Ibicaraí. Atualmente mora em São Paulo, há 15 anos, mas, visita, Ibicaraí sempre que pode.
José Calazans Santos Junior, ou Madalena, nascido em 11 de maio de 1965, aqui em Ibicaraí-Bahia, se tornou um dos maiores jogadores que vi atuar em território ibicaraiense, pra mim gênio da bola. Nos dias hoje jogaria em qualquer equipe do futebol brasileiro, pois, era habilidoso, goleador, daqueles que chamava a bola de você, tamanha era a intimidade.
No inicio dos anos 90, Boca Rica fundou a Associação Esportiva veteranos de Ibicaraí, que existe até hoje, onde os babas acontecem aos domingos na Vila Santa Isabel. Hoje aos 82 anos de idade, já não tem uma vida ativa no esporte, mas comparece sempre ao estádio Euclides Rosalino dos Santos, para acompanhar os jogos, e contar as histórias do glorioso futebol de Ibicaraí. Infelizmente com 96 anos de idade, e saúde debilitada, faleceu no dia 20 de julho de 2023.
15 comentários:
PARABÉNS SANDOVAL, O BLOG FICOU MELHOR AINDA, COM CERTEZA ABSOLUTA VC NÃO PODE PARAR COM ESTE TRABALHO TÃO IMPORTANTE, AGORA COMO NÓS ESTAMOS TRILHANDO O CAMINHO DO RÁDIO, SERIA LEGAL RESGATARMOS POR ONDE ANDAM OS CRAQUES DO RÁDIO DOS TEMPOS DE OURO DO NOSSO FUTEBOL.
SANDOVAL, DIFÍCIL SÃO OS VÍDEOS DA ÉPOCA DESSES JOGOS, IBICARAÍ X ITABUNA, 28 DE DEZEMBRO(ITAPÉ) X ITABUNA. ESSE BLOG É COMO ENTRAR EM CAMPO DE NOVO UM JOGO!
meu nome é josé adilson gonçalves pena fui jogador do flamenguinho na decada de 80 era conhecido como adilio e gostaria que que fosse publicada algumas fts do flamenguinho de 80 a86 hoje vivo em salvador e sempre que posso vou ai rever os amigos um abraço para o merica comandante da epoca
o santos de gilberto,ainda existe ?
gostei de rever essas foto da ate lembrança da minha infançia
Há uma dificuldade, enorme pra conseguir o material, esse trabalho de pesquisa já completou nove anos, e muita coisa pra descobrir ainda, um abraço.
O Santos de Gilberto não existe mais fisicamente, mas, vivo na lembrança de muitos, um abraço.
Que massa essa dedicatória aos craques amadores, meu sonho ter esse reconhecimento gravado na historia.
Parabéns Sandoval
Você já jogou aqui? Em que epoca, e por qual equipe?
Obrigado amigo.
Faltou falar do meu Pai "China". Jogador da seleção de Ibicaraí e campeão do intermunicipal em 81
Coloca minha foto
Já no flameguinho de Gilberto mostro 1971 junto com Beto veio e cinquentinha dada e outros
MUITO BOM RECORDAR UM PASSADO GLORIOSO DE CONQUISTAS DO FUTEBOL DE IBICARAI PAULO VAGAL
Postar um comentário