Os Irmãos


Boca Rica e Nelson Papo
Ao longo dos anos vários foram os irmãos que se destacaram no futebol de Ibicaraí desde  a velha Palestina, citamos alguns: Boca Rica, jogou no futebol itabunense, precisamente no Flamengo, onde foi campeão em 48, 49, 50, 51, 54, 55, 57 e 58,  e no Santa Cruz de Itajuipe também em 1958, em 59 já no futebol de Ibicaraí foi campeão pelo Flamengo de Hercílio Nunes, um senhor jogador, artilheiro, um  craque na expressão da palavra. Seu irmão Nelson Papo, baixinho, magrela, mas um marcador carrapato, desses que segurava e não largava, jogava na lateral direita, as vezes atuava como goleiro. João Crua bom goleiro, e as vezes  atacante, comparado nas devidas proporções, com Dada Maravilha na maneira de marcar gols, seu irmão Chico Guenen, era um zagueiro extraordinário, de uma técnica refinada.
Os irmãos Maciel, Carmecito jogava como ponta, canhoto como raras as vezes se viu, veloz, agressivo, um chute potente e goleador. Antônio Maciel jogava no Palmeiras, time que não tinha uma grande defesa, mas tinha um ataque excelente, por isso perdia ou ganhava por placares estranhos, 9X5, 7X4, 6X3 etc. Vivaldo, um leão no meio de campo ou na defesa do Pérola Futebol Clube. Edson, uma muralha no gol Flamengo onde era ídolo, foi para Itabuna jogou no Grêmio, mas nunca foi lá o que foi aqui. Borges, o mais fraco, tecnicamente falando, também atuava na posição de goleiro. Geraldo e Domingos Fininho bons nas posições onde jogavam. Na década de 70 e 80 surgiram Pancho e Dorval ambos bons jogadores, o primeiro fez parte das seleções de 1975 vice campeã, e fez parte do elenco de  1981 campeão do Intermunicipal. 


Os filhos de João Crua e sobrinhos de Chico Guenem, Jorjão jogador de técnica invejável, e de muita força física também, fez parte das seleções de 75 vice campeã e de 81 campeã do intermunicipal, ambas como titular, um dos melhores zagueiros de todos os tempos. Dadau um dos melhores atacantes da história do futebol de Ibicaraí, foi o atacante titular da seleção ibicaraiense  campeã do intermunicipal de 1981, Lulinha um bom jogador de boa técnica e jogou nos principais times de Ibicaraí. Tivemos Zé Eduardo e Gel, o primeiro, um craque, habilidoso, tinha intimidade com a bola, jogou na seleção de Ibicaraí, Juventus e AESI. Gel é ídolo até hoje, habilidoso, goleador, excelente cobrador de falta, chegou a jogar profissionalmente no Itabuna Esporte Clube e no futebol Mato-grossense,  fez o gol mais bonito do programa Fantástico da Rede Globo, jogando pelo Itabuna Esporte Clube, pelo campeonato Bahiano de 1981 contra o Redenção da Capital. Zé Pereira, Paulo, Toizinho e Pastinha, ambos jogaram nas grandes equipes do futebol ibicaraiense.

Audiley, Madá,  Barrão e Binho, o primeiro de técnica regular, porém de uma determinação incomum, jogou na lateral direita da Seleção de Ibicaraí em vários Intermunicipais e pelo Guarany Esporte Clube, time do coração. Madá excelente tecnicamente, goleador, era denominado o “xodó da galera”, ostenta até hoje a condição de maior ídolo do Guarany, jogou também pelo Caxias em 1993 e Flamengo em 1998, sendo campeão em ambos, jogou na seleção de Ibicaraí por muitos anos, e está na história como um dos maiores de todos os tempos. Barrão se destacou principalmente no Flamengo Força Jovem, lhe faltou compromisso com o futebol, pois técnica tinha de sobra. Binho era muito habilidoso, tinham nas devidas proporções um estilo Madá de jogar, mas, parou muito cedo.
Kerginaldo, Alfredo
 e Arlindo

Non Bahia, Paulo Vitor e Gil Brahma, o primeiro goleiro de boa técnica com passagem de destaque pelas seleções de Coaraci e Ibicaraí, passou por duas equipes campeãs da nossa cidade Luxo Esporte Clube e Novo Horizontino. Paulo Vitor teve passagem com destaque pela Seleção de Ibicaraí. Gil Brahma era um zagueiro de muita força de técnica razoável, mas tinha uma boa colocação dentro de campo, jogou em varias equipes do nosso futebol. Reni e Nego, o primeiro jogava no meio de campo, de boa técnica, bom passe, e um excelente cobrador de faltas, foi campeão do intermunicipal de 1981, jogando pela seleção de Ibicaraí. Nego jogava na época em que as equipes atuavam com pontas ele foi um dos melhores que tivemos nesta posição, jogou na seleção de Ibicaraí e foi campeão do Intermunicipal de 1981, teve destaque jogando no futebol de Ibicaraí pelas equipes do Bahia e 22 de Outubro.

Betinho e Hallil
Kerginaldo e Arlindo, o primeiro esta na lista dos maiores jogadores que tivemos, foi campeão do Intermunicipal pela seleção de Ibicaraí em 1981, e teve destaque jogando pelas principais equipes do nosso futebol, Guarany e 22 de Outubro. Já Arlindo, jogou na seleção de Ibicaraí, foi destaque na equipe do Flamengo Força Jovem, Unidos Cajueirense e chegou a jogar no futebol Catarinense. Tivemos Liu e Veio, ambos jogavam na posição de meio campista, tinham futebol parecido, boa técnica, bom passe e algo em comum, jogavam brincando, foram campeões municipais, pela equipe do Caxias em 1993. De uma geração mais recente podemos citar Betinho Damasceno e Hallil, o primeiro jogou pelas seleções de Ibicaraí, de Floresta Azul, Valença, Buerarema em intermunicipais, aqui em Ibicaraí atuou no 22 de Outubro e principalmente no Guarany Esporte Clube onde iniciou as suas atividades de jogador de futebol, e também jogou profissionalmente no futebol catarinense. Hallil atuou na seleção de Ibicaraí e jogou no Guarany Esporte Clube por varias temporadas onde foi campeão.

1 comentários:

Michelle Assis disse...

MEUS TIOS AMADOS,ORGULHO DA FAMÍLIA MONTEIRO!!!
AMO VCS!!! PARABÉNS MEUS CRAQUES!!!
BJBJ!!

Postar um comentário

 
Blogger Templates