O nome Luxo Esporte Clube foi ideia
de Edivaldo Moreira, conhecido como Val do Luxo, as cores azul, vermelha e
branca foi ideia de José Raimundo, o Mundinho, e Raimundo Nascimento, conhecido
por Zaro, deu a ideia que o escudo seria uma Bola e o nome do Luxo dentro,
estas ideias foram aprovadas por todos. No dia 22 de novembro do mesmo ano, foi
oficializada a fundação da equipe com a eleição realizada em chapa única, tendo
a frente Presidente Edvaldo Moreira da Silva, Vice – Presidente Raimundo
Nascimento Barbosa. Em 1991 e 1993 a mesma Diretoria foi reeleita. Em 1994 sob
o comando do então Presidente Edvaldo, a equipe conseguiu colocar o seu nome na
História do futebol de Ibicaraí sagrando-se campeão numa final emocionante
contra a equipe do Guarany, venceu o jogo por 1 X 0, gol de Vilmar. Com
afastamento de Edvaldo, a equipe não participou do campeonato desde 1998, ficou
por 11 anos seguidos fora das disputas do campeonato Municipal. No ano de 2009,
foi realizado uma eleição com a finalidade de reerguer a equipe, e José Ricardo
de Souza foi eleito Presidente, no seu primeiro ato, retornou a equipe ao
municipal, isso graças ao apoio dos comerciantes e da comunidade do Bairro do
Luxo. Na sua volta ao campeonato faz uma grande campanha e conquista o vice-campeonato,
perdendo para o Guarany por 1 X 0 na final.
Principais jogadores que
vestiram a camisa do Luxo Esporte Clube: Japú, Tonho da Gata, Kal, Juza, Rildo,
Daí, Miranda, Dedo, Mingo, Gil, Alvinho, Afrânio, Nenga, Coca, Deval, Zé, Nana,
Wiliam (autor do gol no único título), Nêgo Daí, Galêgo, Alex, Non Bahia, Tchá,
Magô e tantos outros. O atual Presidente da equipe é José Raimundo de Jesus
Lima.
O Guarany Esportes Clube, foi fundado em 22 de outubro de 1963, ideia de Naziozênio Raimundo Souza (Nazinho) e dos irmãos João Calazans dos Santos e José Calazans dos Santos. O primeiro uniforme foi confeccionado por Eremita e Eurides Calazans e tinha as seguintes cores: camisas azuis, com golas vermelhas, calções vermelhos e meãos azuis. Na década de 60 em inicio o Guarany era um time modesto, que não alcançou grandes resultados dentro de campo, sofrendo algumas goleadas, mas tinha já uma grande torcida, tinha como adversários o fortíssimo Pérola, o Santa Izabel, o Juventus, o Flamengo e a AESI.
Foto: Ionaldo Nunes Borges |
Foto: Arquivo Osmar Amorim |
Em 2009 voltou a participar com atletas base da cidade de Ilhéus, fez uma campanha regular sob o comando de Antônio Carlos Barbosa, conhecido como Tonho Coelho, mas não passou da primeira fase. Em 2011 a equipe consegue fazer a melhor campanha em competições, e conquista o vice campeonato, quando perdeu na final para o Cobras do Caxingó. Principais nomes na historia da equipe, Osmar Amorim Franco seu fundador, Antônio Carlos Barbosa e Edinaldo Santana da Silva. Principais jogadores a vestir a camisa da equipe foram; o goleiro Eraldo, Leco, Murilo Calixto, Welington Matos de Floresta Azul, Pelôco, Ricardo Novais, Sagás, Rubinho e Adriano. O atual Presidente é Osmar Amorim Franco, que ocupa o cargo pela terceira vez.
Foto: Ionaldo Nunes Borges |
Fundado em 03 de abril de 2006 por desportistas do Bairro Caxingó e do Andrezão, já que existia duas equipes Os Cobras e Caxingó, resolveram fazer uma fusão e transformaram em uma só equipe, adotaram as cores azul escuro e branca como padrão no seu uniforme, os fundadores foram Almir Oliveira da Silva, Ivanildo Fernandes da Silva, Gilson Ferreira da Silva, Nerivaldo Alves de Santana, César Ferreira da Silva, Adalberto Oliveira da Silva, Sidnei Souza Rocha, Anderson Oliveira Soares, Nivaldo Fernandes da Silva, José Carlos Esteves dos Santos, Alberto Oliveira da Silva, Claudinei Passos Gregório e José Néri de Santana. O intuito era fundar um Clube Esportivo, que representasse a comunidade do Bairro Caxingó.
A ideia de Associação Desportiva Cobras do Caxingó foi de um dos seus fundadores, Almir Oliveira da Silva, que foi aprovado por todos. No ano de 2006 participou do Campeonato Municipal na condição de convidado, em 2007 filiou-se a Liga Ibicaraiense de Futebol, participou do campeonato Municipal em 2009 ficando em 3º lugar, em 2010 na sua terceira participação em campeonatos, consegue o seu primeiro titulo, ao vencer na final o BNEC, por 2 a 1, com gols de Roni e Paulo Vitor, enquanto Amauri fez o gol do adversário.
Em 2011, consegue o seu segundo titulo em uma decisão contra o Delfino Guedes, vencendo por 5 a 1, gols de Hudson, Rafael duas vezes, João e Diógenes, enquanto Pelôco descontou para o Delfino Guedes.
Em 2013 veio o terceiro titulo, com um inicio não muito bom, pois, perdeu na estreia para o Flamengo por 1 a 0, com gol marcado pelo jovem atacante Iago, a equipe se recuperou e foi a grande final, contra o Guarany, Wescley abriu o placar para o Guarany no primeiro tempo, Ricardinho de cabeça empatou para os Cobras, Nido com gol olímpico desempatou para os Cobras, e Devinho cobrando pênalti no final do jogo, final 2 a 2 no tempo normal. Após 90 minutos empatados, o titulo foi decidido nos pênaltis, a equipe dos Cobras venceu por 5 a 4, converteram Nido, Talis, Neguinho, Lozo e Minhoca. Para o Guarany André, Kaká, Zé Raimundo e Evair, Devinho perdeu a sua cobrança.
Os jogadores de destaque que vestiram a camisa, o zagueiro Welton, Neguinho de Itabuna, o lateral direito Caquita, e os meias Dioclécio e João Grandão, o lateral Tchá e os atacantes Waguinho, Paulo Vitor, Rafael, Roni e Ná, o meias Nido, Hudson e Minhoca e goleiro Relepa. Teve como Presidentes Anderson Oliveira Soares, Cesar Ferreira da Silva e Almir Oliveira da Silva, que teve seu mandato encerrado em janeiro de 2023. Roseane Agda dos Reis que ocupa o cargo pela terceira vez, é a atual Presidente, eleita em janeiro de 2023.
Fundado em 02 de julho de 1994, oriundo do Bairro Duque de Caxias, a principio seria 2 de Julho, em virtude de um dos fundadores morar na rua do mesmo nome, mas a maioria sugeriu que se homenageasse a cidade como um todo, e assim ficou definido que o time seria chamado de Ibicaraí Atlético Clube.
Participaram da fundação Elias Manoel dos Santos primeiro presidente do time, Ângelo Ribeiro dos Santos, José Carlos, Paulo Ribeiro dos Santos, João Araújo e Juarez Manoel dos Santos. A equipe adotou as cores verde, amarela, azul e branca nos seus uniformes.
Em 1995 filiou-se a Liga Ibicaraiense de Futebol , e em 1998 disputou o primeiro campeonato, naquela época o time era uma espécie de Íbis, fazia a alegria, más dos adversários. Atletas que se destacaram, Toninho Salvador (jogador folclórico, nas devidas proporções um Dadá Maravilha), Amauri (jogou no Itabuna profissional), e Eraldo ( goleiro cotado para a Sel. de Ibicaraí). Monaldo (teve convite para jogar no Grapiúna, não aceitou por motivos de estabilidade no trabalho). O 3º lugar no Campeonato Municipal em 2006 foi sua melhor performance no cenário futebolístico.
FATO MARCANTE : O então presidente Elias Manoel dos Santos, em preparação da sua equipe para o campeonato de 1998, acertou um jogo amistoso com os dirigentes do futebol de Firmino Alves, um erro de comunicação, falou que era Ibicaraí, imaginaram eles que seria a Seleção de Ibicaraí, como o futebol de Ibicaraí era muito respeitado em toda a região, o pessoal de Firmino Alves preparam um time forte, com base de jogadores de outras cidades, resultado do jogo, Firmino Alves 7 X 2 Ibicaraí Atlético Clube, o goleiro Del abandonou o campo de jogo e o goleiro Orlando entrou no seu lugar. O atual presidente é Juarez Manoel dos Santos que ocupa o cargo pela quarta vez, assumindo o posto no lugar de Sandra Oliveira da Silva, primeira mulher à assumir a presidência do clube, a terceira mulher na história do futebol de Ibicaraí, a ser presidente de um time de futebol em Ibicaraí.
Foto: Arquivo Nenen |
Adotou as cores amarelo e preto como padrões nos seus uniformes. Em 1990 filiou-se a Liga Ibicaraiense de Futebol e participou do campeonato do mesmo ano. Em 1992 sagrou-se campeão municipal ao vencer a equipe do Caxias pelo placar de 2 a 1, com gols marcados por Bico e Dedeu, Madalena descontou para o Caxias. Ao longo dos anos alguns jogadores que vestiram a camisa do CSA, se destacaram no futebol de Ibicaraí e região, dentre eles Bico, Japú, Neném, Jacozinho, Edivaldo, Dedeu, Péricles, Adauto Calixto, Cinquentinha e Gilvan.
Em 2002 a equipe participou do ultimo campeonato municipal. Nomes importantes fazem parte da história do CSA, podemos citar José Ivan Santos primeiro presidente, Jorge Andrade Moura, Renildo Santos Pereira, Alberto Amâncio de Souza Filho, Gilson Alves Ribeiro, Agrinaldo Nascimento Santos, Francisco Barreto Santos, Linaldo Miranda, Etelvino de Jesus Souza, Reginaldo A. Silva, Gildex Cardoso Silva, Ronei Santos, Renato Pereira Santos, Antônio Narciso Leal que foi o segundo presidente, José Joaquim e Antônio Carlos Barbosa Silva o atual presidente.
Fundado em 20 de março 1976, por Waldemir Rodrigues Santos, incentivado por Edenir Calazans, adotou as cores vermelho, preto e branco como padrão nos seus uniformes, em 1980 já filiado a Liga Ibicaraiense de Futebol participou do primeiro campeonato. Teve como forte, a divisão de base onde foi várias vezes campeão Juvenil, e outras vezes vice-campeão. Em 1998 ganhou o seu primeiro titulo no Campeonato Municipal vencendo a equipe do Saloméa pelo placar de 4 a 2 na decisão. Vários foram os atletas que se destacaram no cenário futebolístico municipal, como foi o caso de Vaninho, Matias, Alicate, Gilvan, Jardel, Zé Domingo, Pizúla, Leitoinha, Jaime, Lulinha, Regis, Faustinho, Madalena, Dadau, Nêgo e o Mérica fundador e jogador, Jardel, Pernal, Daniel zagueiro de Santa Cruz da Vitória, Zé Domingo, dentre outros, vestiram a camisa do time em competições, municipais e regionais. Josevaldo Rezende e Ridney Cruz, Noeli Brasil entre outros foram muito importante na história. O atual Presidente é Waldemir Rodrigues Santos.
Foto: Arquivo Waldir Montenegro |
Em 1998 e em 2000 consegui seu maior feito, conquistou o vice-campeonato, quando na oportunidade perdeu a final para a Sociedade Esportiva Flamengo Força Jovem pelo placar de 4 X 2 e para o Cajueiro por 1 X 0, respectivamente. O jogador de maior destaque a vestir a camisa do Saloméa foi Vantuires, chegou a jogar no Colo Colo de Ilhéus profissional, e disputou vários intermunicipais por Seleções da região, Jota foi o jogador de maior destaque nascido naquela localidade. O primeiro Presidente foi João Souza Lima, também ocuparam o cargo na sua história, Nerícia Sales Menezes e Romilson Sales Menezes. O atual Presidente é Jorge Reinaldo Sales Menezes.
Fundado em 16 de abril de 1962, por um grupo de desportistas da Vila Santa Izabel, dentre eles Almir Luz, Osvaldo, Ranulfo Maciel e João Alves, para que pudesse representar o distrito da Vila Santa Isabel, naquela época ainda km 41, no futebol local, é a Associação Esportiva mais velha em atividade no futebol de Ibicaraí, foi filiada a Liga Ibicaraiense Litéro Esportiva, e uma das fundadora da Liga Ibicaraiense de Futebol em 1973. Como padrão nos seus uniformes adotou as cores laranja e preto com detalhes em branco.
Almir de Souza Luz foi o presidente que mais vezes esteve a frente da equipe. Outros os dirigente também se destacaram, dentre eles Hamilton Izabel dos Santos, Domingos Sálvio Luz, estes foram muito importante na afirmação da equipe ao longo destes anos, se tornando forte no cenário futebolístico municipal, participando das principais decisões. Depois vieram José Paulo dos Santos, Oséias Pinheiro Luz, Jornando Oliveira Lobo. Outros grandes personagens importantes: José Elias, o Zuza, Naíldo Primo Fonseca, Hamilton Andrade e Nivaldo Oliveira. Professor Carlos Barbosa ao longo dos anos também vem fazendo um trabalho de destaque, ocupando o cargo de treinador das equipes de base e adulto.
Muitos foram os jogadores de destaque que vestiram a camisa do Santa Izabel ao longo dos anos, dentre eles podemos citar; Coronel, Nêgo, Zé Pereira, Sálvio Luz considerado até hoje o maior ídolo da torcida, Gel, Pancho, Lauro, Xavier, Odalicio jogou em Itabuna e no futebol profissional paulista, Kita (goleiro), Ioiô, Zequinha, Rildo, Zé de Biu, Pelé, Diney, Naildo Fonseca, João Pretinho, Tatu, Dinho Dentista, Zé Carlos (goleiro), Ike, Ronaldo, Serginho chegou a jogar no Bahia, e atuou no futebol paranaense no Curitiba, e Liedson dentre tantos outros. O atual Presidente é Oséias Pinheiro Luz.
Foto: Arquivo Gilson Ribeiro |
Foto: Arquivo Nenen |
Foto: Acervo Josevan Dias |
Fundado em: 31 de março de 1978, por um grupo de amigos, composto por: Alberto Vieira de Andrade (Albertão), Idalício Conceição Pascoal (Ratinho),
A partir daí, realizaram algumas partidas amistosas e, a cada partida realizada a alegria se superava, era um misto de puro prazer e satisfação, pois o único objetivo de todos era de promover a distração, o encontro e a confraternização entre amigos.
Era chegada a chance de se apresentarem numa praça esportiva de porte maior e, prontamente o convite foi aceito.
Questão resolvida, todos os nomes sugeridos foram colocados dentro de uma caixa e, em seguida solicitaram que a esposa do Dr. Ananias Evaristo, Srª Rosilene (Rose), tirasse um daqueles nomes. Coincidentemente o nome resgatado da caixa, foi exatamente o esperado pela maioria ali presente, ou seja, 22 de Outubro Esporte Clube. Foi como doravante passou a ser chamado oficialmente, um dos times mais queridos do nosso município. No primeiro ano de campeonato, o time fez a decisão, perdendo para o Bahia Esporte Clube pelo placar de 3X2. De lá pra cá a equipe ganhou três campeonatos municipais 79, 88 e 90.
Foto: Acervo Erasmo Barbosa |
Fundado em 26 de abril de 1992 por Paulo Roberto Dias ( Macête) e alguns esportistas do Bairro Agripino Monteiro, filiou-se a Liga Ibicaraiense de Futebol no mesmo ano também em 1992, participou do primeiro campeonato, adotou o verde e amarelo como suas cores oficiais. Depois de boas campanhas em vários campeonatos, e na busca do seu primeiro titulo, em 2006, o BNEC sagrou-se campeão ao vencer o Novo Horizontino pelo placar de 1 X 0, gol de Zé Raimundo. Após três meses de espera, no dia 15 de dezembro de 2019, o torcedor pode conferir a grande final do municipal de futebol de Ibicaraí daquele ano, entre o BNEC e o Corina Batista, já que houve uma paralização, para a participação da seleção de Ibicaraí no Intermunicipal. Após empate no tempo normal em 1 a 1, com gols de Libarino para o Corina Batista, e Indio para o BNEC, a decisão foi para as disputas da marca do pênalti, e o BNEC chega ao seu segundo título, ao vencer por 4 a 3, Pipoca, Alan, Indio e Jhon converteram as cobranças. Grandes nomes do futebol ibicaraiense vestiram a camisa do BNEC, dentre tantos citamos alguns: Zé Raimundo, jogou na Seleção de Ibicaraí, Pelôco jogou na Seleção de Floresta Azul, Camamú, Itabuna Esporte Clube, Renato Calixto, chegou a jogar na Seleção de Ibicaraí, Ney jogou na Seleção de Ibicaraí, Merica, jogador do futebol de Itajú do Colônia com passagem em várias equipes da região, Gilvan jogou na Seleção de Ibicaraí e no ADJ time de Jequié que disputou o campeonato Baiano, Careta, jogou na Seleção de Ibicaraí e de Almadina, Reinaldinho jogou profissional no São Caetano de SP, e também no futebol mato-grossense, ainda o goleiro Eraldo, Diêgo Lira, Giliard e Jordiney. Erasmo Carlos Barbosa, além de fundador, foi Presidente por várias vezes, Afail é um dos principais nomes que mantem viva a equipe no cenário esportivo de Ibicaraí. O atual Presidente é Gilberto Messias.
Fluminense Futebol Clube 2019 Da esquerda em pé: Gago, Guri, Davi, Pata, Peloco, Budinha. Agachados: Dedé, Charles, Cambota, Mauricio e Jobson. |
4 comentários:
CADER O TIME DO CSA DA EPOCA QUE ERA AZUL QUANDO FOI FUNDADO PELO GERALDO E BETO SE EU NAO ESTIVER ENGANADO
JOGAVA NO ANDREZAO QUANDO TINHA CLASSICO CSA X FORTALEZA
EU QUERIA MUITO VER FOTO DESSA EPOCA DESCULPA
Caro, Sandoval por justiça inclua o nome do goleiro Nilton que so nao jogou a final do camp de 1988 que o 22 de outubro foi campeao ele jogou todas as partida ate a semi final com ima noticia que Herique Oliveria o prefeito da epoca havia aferecido dinheiro para ele entregar o jogo ele junto com a diretoria preferiu escalar Ze Carlos para evitar qual quer duvida poderia falhar em um gol e fica a duvida obrigado
fiquei com os olhos cheios dagua quando vir meu nome na historia do flamengo do saudoso merica obrigado a todos
FUI CAPEAO CSA DE IBICARI COMTRA FLAMEGUINHO DE MERICA EU ABEILTON
Postar um comentário