Cartolas


Euclides Rosalino dos Santos

Desde a velha Palestina já se tinha conhecimentos da existência dos cartolas no futebol de Ibicaraí, anos depois surgiu um dos mais notáveis da época que foi Raimundo Esteves dos Santos, foi presidente do São Salvador que teve passagem rápida no cenário futebolístico municipal, depois, por ser torcedor do Fluminense do Rio de Janeiro, foi incentivado a criar o Fluminense, que anos mais tarde foi extinto, em 1965 foi Presidente do Guarany Esporte Clube. Tivemos Duca Dentista eterno Presidente do Esporte Clube Juventus, Hercílio Nunes que comandou o Flamengo Esporte Clube que tinha até sede própria.
Não poderíamos deixar de citar, o nome de, Euclides Rosalino dos Santos, considerado o maior de todos, filho de Elpidio José dos Santos, nascido em 10 de agosto de 1916, em Salvador, veio jovem para Palestina (hoje Ibicaraí) se estabilizou no comércio local no ramo de Farmácia, apaixonado por futebol fundou o Pérola Futebol Clube, time famoso das décadas de 50, 60 e inicio de 70, além de presidente e fundador da equipe, também foi presidente e um dos fundadores da Liga Ibicaraiense Litéro Esportiva. Em 1956 foi um dos responsáveis direto na aquisição do terreno onde hoje, por uma justa homenagem chama-se Estádio Euclides Rosalino dos Santos, carinhosamente chamados pelos desportistas contemporâneo, de Euclidão, faleceu no dia 04 de novembro de 1970.

José Monteiro Ferreira (Boca Rica) um misto de craque e dirigente do Flamengo. Antônio Boneco, apelido que ele detestava por causa do seu rosto meticulosamente escanhoado. Nicécio Bráulio Dantas um dos grandes incentivadores, foi presidente da Liga Ibicaraiense Litéro Esportiva, de 31 de março de 1966 até 3 de junho de 1967, há relatos que detestava futebol, um dia aderiu por completo, onde foi tudo, dirigente, arbitro, técnico e jogador.

Mais tarde veio José Néri de Santana, esse foi presidente de quase tudo, além de presidente de clubes sociais, foi presidente do Pérola Futebol Clube, AESI Atlético Clube, Guarany Esporte Clube, Liga Ibicaraiense Litéro Esportiva e depois por oito vezes, foi presidente e um dos fundadores da Liga Ibicaraiense de Futebol, e outras vezes atuou na condição de diretor, foi o dirigente esportivo que mais tempo permaneceu em atividade no interior da Bahia, foram 55 anos de vida intensa e dedicada ao Futebol da Terra Santa.

Jamais poderia deixar de ressaltar o nome de Graciliano Alves da Silva, da sua importância no desenvolvimento do futebol ibicaraiense como um dos grandes colaboradores, o mesmo é pai de um dos, se não, o maior jogador de futebol de Ibicaraí de todos os tempos(Géo). Almir de Souza Luz, nascido na cidade de Tucanos, se criou em Ribeira do Pombal e chegou a Vila Santa Isabel ainda jovem com 19 anos, logo se engajou no futebol e foi um dos fundadores do Santa Izabel onde foi presidente por várias vezes, e foi presidente da Liga Ibicaraiense Litero Esportiva.

Naziozênio Raimundo de Souza ao lado dos irmãos João e José Calazans Santos, fundaram o Guarany Esporte Clube. Sebastião José dos Santos (Bebé) foi atleta, árbitro, cartola, fundador do Santos Esporte Clube, Técnico da Seleção Ibicaraiense no vice – campeonato de 1975 e Campeão em 1981. No final da década de 70 e inicio da década de 80 surgiram outros, Antônio Raimundo Costa Menezes, foi Presidente da Liga Ibicaraiense de Futebol e do Guarany Esporte Clube, José Adelmo dos Santos e José Carlos Santos (Dudé) presente nas grandes conquistas do Guarany.

Dr. Ananias Evaristo, o presidente eterno do 22 de outubro, um dos fundadores, presidente e esteve presente nas maiores conquistas da equipe. Seria injusto não citar o nome de José Raimundo Dias, sinônimo de organização e competência, um das maiores lendas do nosso vitorioso futebol, presidente da Liga Ibicaraiense de Futebol cuja época a Seleção de Ibicaraí sagrou-se campeã do campeonato Intermunicipal de 1981 do século passado. Também foi presidente do Guarany e campeão nos anos de 1980 e 1981. Josevan Alves Dias, como já citado antes, quatro vezes Presidente da LIF, presidente do 22 de Outubro, um desportista incansável, travando lutas em busca de mais apoio e reconhecimento para o nosso futebol. Agnaldo Gama Rodrigues, mais de 30(trinta) anos de dedicação, como Diretor da Liga Ibicaraiense de Futebol, e também foi Presidente do Guarani, e tantos outros que cometo aqui a injustiça de não citar nomes, mas que, tiveram participação decisiva no engrandecimento e no desenvolvimento do futebol de nossa terra.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates