Jogadores

Japú
Gel
Madá

Não tenho duvidas que se fossemos relacionar todos os craques que desfilaram nos campos de futebol de Ibicaraí, ficaríamos prolongados dias, tentando lembrar nomes e adjetivos as estes verdadeiros heróis, que de verdade construíram a história do vitorioso futebol Ibicaraiense. Mas, vamos citar alguns desde os tempos da velha Palestina, que fizeram e fazem a alegria nas tardes de domingos e feriados no decorrer dos anos, alguns já foram citados antes.

Começamos por José Ribeiro (Zé sapateiro) extraordinário em todas as posições da defesa, Plínio Lemos (Tinteiro), Tampinha, era considerado o Garrincha da época, arisco, driblador, e cabeceador apesar da pequena estatura, Josuel, Nem, Tomé jogava como  atacante,  Luiz Lopes, Betinho Moreno, João Bahia, Zé Biliu, Boca Rica, Natinho, Zé Fernandes, José Eduardo, Antônio Piaba, Mendonça (SESP), Vardo, Edvaldo meia armador de técnica apurada, Graci, Nivaldo Melo, era um volante de rara habilidade, Pequeno, Betinho, um meio extraordinário, Bebé, bom em todas as posições, Titia, um goleiro sensacional do time do Flamengo de Hercílio Nunes.

Tinho, goleiro oriundo da vizinha cidade de Floresta Azul, Bodete, Satu, Miu, Fernando (Bode Rouco), Vando, Deraldo Fontes, Biguá, lateral extraordinário, Nelson   Gama, Didi Silveira, goleiro e zagueiro excepcional em suas posições, Egdemo, um craque, jogador de fino trato com a bola, conhecia tudo de futebol, Pepê, Humberto, Agnaldo, Salvador Borges, Vitório, Valdenor, Nelson Papo, Banha, Gajé, Cabila, Gaduca, Raimundo, Macário, Hominho, Nelso Vapo, Adailson, Cebuí, Dinho, Urubu, Morro Redondo, Jonas Báia, Merica.
Os heróis de 1975 e 1981, Raminho, goleiro de boa saída do gol, Pelé zagueiro e lateral, Jorjão, Pedrão, Copeu talvez o melhor lateral esquerdo que se viu jogar por aqui, Belinha, uma elegância dentro de campo, Geraldo de Bel, Beca que jogou em equipes do Brasil e Portugal, Renan, e Copinho, tiveram passagem pelo Ypiranga de Salvador, Sildo, um mestre na defesa, Boca de Pia também jogou no Itabuna Esporte Clube, Pancho, Davi, Daniel, Paulo Vagal, Sinha, Faustinho, ponta esquerda habilidoso, Jaime, Gil, Paulista, Nicodemos (Coronel), um dos maiores, o motor das equipes que jogou, Leitoinha, goleiro campeão de 1981,  Reni, Jorge Moura goleiro que fez parte do grupo campeão de 1981, Raimundo de Floresta Azul, Kerginaldo, China que era de Coaraci, mas fez história por aqui,  Dadau, Pastinha, Daniel, Nêgo, Silvio, Poty, autor do gol que deu o titulo a Seleção de Ibicaraí no Intermunicipal de 1981, jogou no Botafogo de Salvador.

Como poderíamos de esquecer de Gil Lima (Labau), jogou em vários times do Brasil, jogou na Bélgica e Portugal. Café, jogou na seleção de Ibicaraí, também atuou no futebol Belga. Japú um goleiro extraordinário, Paulo Boate um dos zagueiros mais clássicos que já se viu por aqui, Regis e Nenen ambos laterais jogou na seleção de Ibicaraí e nos principais times do nosso futebol, Bico, Ostér um jogador denominado curinga, jogava em todas as posições do campo, Chê, um atacante excepcional, certamente um dos melhores de todos os tempos, Marcos Capacete jogou nas principais equipes daqui e também jogou no futebol brasiliense, Pizula símbolo de raça e determinação, poderia ter sido profissional.
Péricles grande meio de campo, atuou no Itabuna Esporte Clube, Gilvan, além de ter atuado nas principais equipes do nosso futebol onde foi campeão em quase todas, jogou na equipe do ADJ equipe do futebol profissional bahiano, Careta, Chicão, Leinho chegou atuar no Democrata, equipe do futebol mineiro, abandonou devido uma contusão, Haus, atuou no Palmeiras, América de Ribeirão Preto de São Paulo. Hudson meio campo de boa técnica jogou em equipes profissionais, Itabuna, Poções no futebol baiano, e São José, Bandeirante, no futebol Paulista, aqui em Ibicaraí, jogou no Novo Horizontino onde foi campeão em 2002, 22 de Outubro e Guarani.

Welton zagueiro tecnicamente perfeito, também foi profissional. Quinho, Pernal, Ricardo, ambos jogaram nas principais equipes do nosso futebol e atuou em Seleções de Ibicaraí e da região. Pelôco jogador da vizinha cidade de Floresta Azul, mas tem uma grande identificação com o futebol ibicaraiense, em 2006 foi campeão municipal pelo BNEC, e 2017 pelo Caxias, jogou também pelo Corina Batista e Delfino Guedes e foi sempre destaque e artilheiro, defendeu a Seleção de Ibicaraí, e foi um dos principais atletas na campanha da seleção ibicaraiense no Intermunicipal de 2011. Danilo “Minhoca”, jogador obediente taticamente, jogou nas equipes do 22 de Outubro e Cobras, e atuou na seleção de Ibicaraí desde 2007.

Nido, vindo de São José da Vitória, atleta de técnica apurada, tendo passagem por varias seleções em Intermunicipal, destaque na excelente campanha da seleção de Ibicaraí em 2011 no Intermunicipal, e campeão municipal pelo Cobras em 2010 e 2011 e 2013. Ronaldo do Santa Isabel, grande destaque na seleção ibicaraiense no Intermunicipal de 2007 e atuou outras vezes mais, Arlindo ”in memorian”  jogou em equipes da nossa cidade, e no Joinvile time do futebol catarinense, Sulimar jogou aqui no 22 de Outubro, nas seleções de Floresta Azul e de Ibicaraí, e jogou nas divisões de base do Bahia de Salvador.
Rubinho, jogador de boa técnica, Iago, uma promessa que infelizmente devido a contusões abandonou o futebol.


Outros com passagem por aqui com destaque vindo de outras cidades podemos citar, Toni(in memorian) goleiro vindo do futebol itapeense, Ronaldo, Bacurau e Mendonçinha também de Itapé, Cuica e Zé Bonitinho de Eunápolis, Rafael, Léo Pitangueira, João Grandão de Itabuna, Pim de Riachão do Jacuípe, Aldo de Ubaitaba, Bagaceira e Lupita de Itarantim, goleiro Aranha de Cipó, Erlan, Rogério, Rondinelle, Lei e Caique de Itajuípe, Roni de Buerarema, Alex de São José da Vitória, Buba de Firmino Alves, Cuiuba e Adriano de Itapitanga e Romarinho de Floresta Azul, Romário de Itacaré, Nane de Santa Cruz da Vitória entre outros. 
Orlando, Nivaldo Melo e Miu.


Nelson Papo e Tampinha





9 comentários:

Iure Monteiro disse...

Antunes conhece todos mora em ANTAS-BA E JOGOU PELO IBICARAÍ EM 1978, GOSATRIA DE SABER SE TEM FOTO OU ARQUIVO COM ELE. ERA CONHECIDO COMO SERGIPE

Michelle Assis disse...

MARAVILHA MEU TIO NELSON FAZER PARTE DESTA HISTÓRIA!!!SAUDADES MEU TIO!!!
MICHELLE SINARA

Celso disse...

Grandes nomes. Poderia ter citado tambem uma geração promissora de grandes jogadores, que poderiam facilmente atuar no time Profissional. Goleiro Márcio Podão, Wesley (um dos maiores meio de campo que ja vi), Tiago Cão, o próprio Labau que passou por divisão de base, Lecuri, que chegou a ser campeão pelo Santos B. Abs e parabens pelo site

Anônimo disse...

E por onde um jovem apelidado de Evinho volante pé Esquerdo, jogamos juntos em Itabuna em 2007 .

Anônimo disse...

Faltou Nego Nane de Santa Cruz da Vitória, que também defendeu a seleção de Ibicaraí

Anônimo disse...

Olá joguei junto com um volante de ibicaraI conheci ele como evinho mas perde o contato dele

Unknown disse...

Eu tive o maior prazer de jogar com essas esses craques de bola para mim sem dúvida nenhuma nas posições deles dentro de campo era os melhores que deus abençoe sempre eles Toinho de Juracy.

Unknown disse...

Coloca minha foto

Unknown disse...

Sou muito grato a esse site sou filho do goleiro japu.

Postar um comentário

 
Blogger Templates